A agência reguladora de comunicações do Reino Unido, Ofcom, vai iniciar um programa de trabalho amplo para examinar uma série de mercados digitais, como aplicativos de comunicação e dispositivos para acessar conteúdo audiovisual.

A Ofcom está interessada em como serviços como WhatsApp, FaceTime e Zoom estão afetando o papel das chamadas e mensagens tradicionais e como a concorrência e a inovação nesses mercados podem evoluir nos próximos anos. Também quer entender se alguma limitação em sua capacidade de interagir uns com os outros levanta preocupações em potencial.

Os assistentes pessoais virtuais – como Alexa, Siri ou Google Assistente – também serão o foco do órgão regulador para saber o nível de competição que há neste mercado e nos gateways audiovisuais – como televisores conectados e alto-falantes inteligentes – através dos quais os usuários acessam TV e rádio tradicionais e conteúdo online.

O trabalho deve incluir análise de comportamento do consumidor, desenvolvimentos futuros, papel e modelos de negócios dos principais players e seu poder de barganha com provedores de conteúdo.

Segundo a Ofcom, serviços como WhatsApp ou Zoom, que trabalham em toda a cadeia de valor, estão competindo com os serviços tradicionais de telecomunicações. Smart TVs e alto-falantes inteligentes agora desempenham um papel central na forma como o conteúdo é distribuído e descoberto.

De olho na nuvem

Nas próximas semanas, a Ofcom lançará um estudo de mercado sobre o Enterprise Act 2002 no setor de nuvem do Reino Unido. Os maiores provedores de serviços em nuvem – conhecidos como “hyperscalers” – são Amazon Web Services (AWS), Microsoft e Google. Coletivamente, essas três empresas geram cerca de 81% das receitas no mercado de serviços de infraestrutura de nuvem pública do Reino Unido.

O estudo avaliará como o mercado de cloud está funcionando. O órgão regulador pretende examinar a força da concorrência em serviços de nuvem em geral e a posição que os três hiperescaladores ocupam no mercado. Também vai considerar quaisquer características de mercado que possam limitar a inovação e o crescimento nesse setor, dificultando a entrada de outras empresas no mercado e a expansão de sua participação.

A previsão é que a avaliação do mercado de nuvem – que deve incluir informações sobre o segmento, possíveis preocupações concorrenciais ou recomendações e propostas – seja concluída dentro de 12 meses.