Facebook, Snapchat e o jogo Hayday são os aplicativos que mais prejudicam a performance dos smartphones com o sistema operacional Android: é o que afirma o relatório do segundo trimestre de 2015 de performance de apps publicado pela AVG. A avaliação leva em conta três impactos distintos: gasto de bateria; tráfego de dados; e ocupação de memória interna. Foram produzidas listas separadas para três grupos de apps: os que rodam em background assim que o celular é ligado; os que só rodam quando abertos voluntariamente pelo usuário; e games. O Facebook lidera a primeira lista, o Snapchat, a segunda, e Hay Day, a lista de games (veja abaixo os três principais rankings presentes no relatório).

O relatório da AVG foi produzido tendo como base os dados colhidos de 1 milhão de usuários dos apps AVG Antivirus (Android) e AVG Cleaner (Android). Não foram incluídos apps que fazem parte do core do sistema Android e nem aqueles com menos de 1 milhão de downloads na Google Play. Demais aplicativos pré-instalados, sim, foram avaliados. No caso de ocupação de memória interna, foi considerado não apenas o peso do app em si, mas de todos os arquivos gerados por ele, mesmo os temporários, baixados ou em cache. Na avaliação de tráfego de dados, foi computado apenas o tráfego nas redes móveis, tenso sido descartado aquele em redes Wi-Fi.

Em seu relatório, a AVG justifica a liderança do Snapchat pelo fato de o app usar simultaneamente a câmera, o GPS e a rede de dados. Os autores do estudo sugerem que o aplicativo seja usado de forma parcimoniosa, somente quando necessário. Outra curiosidade é o fato de o Tumblr liderar o ranking dos apps que mais trafegam dados entre aqueles que requerem a abertura pelo usuário, à frente de Netflix, que aparece em segundo lugar. Uma possível explicação é que o Tumblr seja mais acessado durante o deslocamento dos usuários em redes móveis, enquanto no caso do Netflix as pessoas façam uma opção consciente de abri-lo preferencialmente em redes Wi-Fi (cujo tráfego não foi computado nesse levantamento).

Chama a atenção o fato de alguns utilitários de otimização de memória e antivirus aparecerem nas listas. O Clean Master, da Cheetah Mobile, está na sétima posição entre os que mais impactam a performance de maneira geral dentre os apps abertos pelo usuário. O antivirus Lookout está em nono entre os que mais gastam bateria na lista de apps que rodam assim que o telefone liga. E o Avast é o quarto que mais trafega dados, também entre apps que rodam no background. Todos são concorrentes da AVG. Os dois aplicativos da AVG cuja base de usuários serviu de amostra para o relatório não foram considerados na avaliação. O relatório com os rankings completos por critério de avaliação estão disponíveis no site da AVG.

Dez apps com maior impacto geral na performance do smartphone – apps que abrem ao ligar o aparelho

1 Facebook
2 Google Play Services
3 Facebook Pages Manager
4 BBM
5 Words With Friends
6 Instagram
7 Messenger
8 ooVoo
9 ChatOn
10 The Weather Channel

Dez apps com maior impacto geral na performance do smartphone – apps que precisam ser abertos pelo usuário

1 Snapchat
2 Amazon Shopping UK
3 Spotify
4 Line
5 Samsung WatchOn
6 Netflix
7 Clean Master
8 Amazon Kindle
9 Amazon Shopping (Global)
10 BBC News

Dez games com maior impacto geral na performance do smartphone

1 Hay Day
2 Candy Crush Saga
3 Candy Crush Soda Saga
4 Farm Hero Sage
5 Clash of Clans
6 Crossy Road
7 Subway Surf
8 Temple Run 2
9 Bubble Witch Saga 2
10 Hill Climb Racing