A loja de aplicativos portuguesa Aptoide ganhou uma disputa legal contra o Google nesta segunda-feira, 22. Para a Reuters, a companhia portuguesa informou que ganhou a disputa em uma corte local. Como resultado, o Google está proibido de apagar o marketplace rival de smartphones Android, sem conhecimento dos usuários.

A decisão favorável à Aptoide é aplicável para os 82 países onde atua, inclusive para o Brasil. Atualmente, o marketplace de apps português possui 250 milhões de usuários e 6 bilhões de downloads. O Google foi procurado pela Reuters, mas não respondeu sobre a decisão.

Vale lembrar que a União Europeia multou o Google em 4,3 bilhões de euros em julho deste ano por usar a popularidade do Android para bloquear o crescimento de rivais, algo considerado prática anticompetitiva pela UE. Na época, o Google defendeu que permite um ecossistema livre para seus competidores. No entanto, a companhia realizou uma série de mudanças na última semana no modo de distribuição de apps na Europa, como uma taxa de licenciamento para fabricantes de smartphones acessarem a Google Play.