Desde 2017 os residentes da União Europeia (UE) não precisam pagar roaming quando viajam entre os países do grupo. Os europeus podem fazer chamadas regulares, mandar mensagens de texto sem custo extra. Porém, a partir de janeiro de 2022, os britânicos vão começar a pagar para usar seus telefones quando estiverem em países da UE. O motivo é a saída do Reino Unido do bloco europeu. Com o Brexit, as operadoras podem reintroduzir as tarifas segundo o acordo assinado entre as partes em dezembro de 2020.

A principal operadora da Grã-Bretanha, EE, anunciou que vai voltar a cobrar roaming móvel a partir do próximo ano. A operadora de propriedade da BT apresentará uma nova taxa fixa de 2 libras (US$ 2,78) por dia para clientes que usam seus dados, minutos ou textos enquanto viajam para países da UE – com exceção da Irlanda, que está incluída nos planos domésticos da operadora. De acordo com o site da CNBC, haverá também um “Roam Abroad Pass” de 30 dias, pelo qual os clientes podem pagar 10 libras para usar seu telefone na UE por períodos mais longos.

Vodafone, Three e O2 disseram à CNBC que não tinham planos de voltar com as tarifas de roaming. No entanto, a Three está reduzindo o limite de “uso justo” da quantidade de dados que seus clientes podem usar enquanto estiverem em um país da UE. A partir de 1º de julho, o limite desce de 20 GB para 12 GB. Os clientes que ultrapassarem essas restrições terão que pagar uma sobretaxa com base na quantidade de dados extras que usam. A Vodafone e a O2 impuseram limites de 25 GB.