87% dos brasileiros costumam fazer compras on-line, aponta pesquisa feita pela Pinion a pedido da Zoop. O percentual é maior entre brasileiros das classes A e B (95%), que entre aqueles das classes C (90%) e D e E (72%).
A pesquisa mostra como o celular é um dispositivo importante para as compras on-line do brasileiro, especialmente nas classes menos favorecidas. 92% dos entrevistados disseram que costumam usar o celular no comércio eletrônico, mas o percentual sobe para 95% na classe C e para 92% na D e E. Entre os consumidores das classes A e B, 88% usam o celular.
Já o computador é utilizado por 23% dos brasileiros para compras on-line. Neste dispositivo, a proporção é maior nas classes A e B (36%) que na C (19%) e nas D e E (13%).
Pix nas compras on-line das classes D e E
O Pix é o principal meio de pagamento das classes D e E no comércio eletrônico, usado por 75% dos consumidores nessa camada sócio-econômica. Nas classes A e B, 69% usam Pix e 46%, cartão de crédito virtual.
A pesquisa entrevistou 1.685 brasileiros.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA