Medidores inteligentes adotados pela Sabesp

A Sabesp, companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, está adotando medidores inteligentes de consumo de água. Em vez de uma medição local por mês, com o medidor inteligente são feitas pelo menos duas leituras diárias do consumo. Os dados são enviados pela rede Sigfox, operada pela WND Brasil. 7,5 mil dispositivos já foram instalados na região metropolitana de São Paulo em alguns dos principais clientes da Sabesp. O plano prevê 100 mil medidores inteligentes.

A medição individualizada e diária em concessionárias de água e luz economiza os custos de leitura presencial e reduz as perdas com fraudes. Como o tráfego de dados é pequeno, redes de Internet das Coisas de baixo consumo de energia e amplo alcance (LPWA, na sigla em inglês), como a Sigfox, oferecem uma boa relação custo-benefício para esse tipo de aplicação.

A solução da Sabesp está sendo implementada por um consórcio formado pelas empresas Laager e Vita Ambiental. A Laager é a responsável pelo desenvolvimento e produção do medidor inteligente – a empresa é especializada em dispositivos para controle de consumo de água, gás e energia para instalação em dependências de pequeno, médio e grande porte. A Vita Ambiental, por sua vez, é uma prestadora de serviços de engenharia especializada em empresas de saneamento.

Medidor inteligente instalado