Se você mora em São Paulo, a única certeza que tem é: você pagará o boleto da Sabesp. Como é hábito, os consumidores da companhia de abastecimento de água e serviço de esgoto do estado de São Paulo recebem em casa e pagam mensalmente suas contas.

Contudo, é comum perder a primeira via da conta ou esquecer o boleto em algum lugar. Para isso, a companhia vem desenvolvendo o app Sabesp Mobile (Android, iOS). Nele, os usuários digitam o número do registro (RGI) e veem o valor e quais contas estão em aberto.

Chama a atenção que o acesso à conta pode ser feito apenas com o RGI, sem o cadastro. Porém, o usuário não tem acesso às demais funções sem preencher suas informações. Para isso, é preciso clicar no avatar do perfil, acessar ‘cadastre-se’ e informar nome, e-mail, telefone, CPF, RG e data de nascimento e registrar uma senha.

Com o login feito, é possível emitir segunda via de contas, organizar seus RGIs (caso tenha mais de um), acessar as últimas três contas, conhecer como colocar em débito automático, receber notificações sobre os RGIs, enviar aviso de vazamento, informar falta de água na região, solicitar ligação de água e esgoto (em primeiro acesso), alterar o nome do responsável pela conta e até acompanhar o consumo diário por meio da medição inteligente.

O serviço de consumo de medição inteligente ainda não está disponível em toda rede. Apenas alguns condomínios e empreendimentos comercias têm o hidrômetro conectado. Ainda assim, o serviço destaca-se por simular o cálculo de consumo de água, inclusive por cômodo da residência.

Fácil de mexer, o app ainda traz dicas de consumo aos usuários. Sem sombra de dúvida é um dos melhores aplicativos confeccionado por um provedor de serviço público.