Controladora da Vivo, a espanhola Telefónica pretende coletar para reciclagem, pelo menos, 20% dos celulares que a empresa vende a seus clientes até 2030. O objetivo foi anunciado pela diretora de meio ambiente e direitos humanos da Telefónica, Maya Ormazabal, em evento chamado 14º Workshop Global de Energia e Mudanças Climáticas, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 22. “Esta meta é um pouco difícil, porque nós dependemos de nossos clientes para isso acontecer”, comenta.

Restaurar e reutilizar 90% dos equipamentos fixos coletados, como os roteadores e set-top boxes, é também um dos objetivos para os próximos sete anos. Em 2022, 4 milhões de equipamentos de clientes foram reutilizados. Além disso, a diretora conta que a empresa tem a expectativa de introduzir critérios de design ecológico em 100% dos novos equipamentos dos clientes com a imagem da marca Telefónica.

O objetivo é que os aparelhos vendidos entrem em uma economia circular, que otimizem os processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Durante o evento, a Telefónica também anunciou o compromisso em reduzir em 56% as emissões em toda a sua cadeia de valor até 2040.

O grupo reduziu em 2022 o consumo de energia em 7,2% em comparação com 2015, mesmo com o tráfego gerenciado por suas redes aumentando 7,4 vezes.