Os tablets estão roubando o horário nobre das TVs na Europa. Segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 23, pela comScore, entre 19h e meia-noite é o período em que os europeus donos de tablets mais navegam na Internet através do dispositivo. De acordo com um levantamento feito pela empresa em uma quarta-feira à noite em dezembro passado, o volume de page views a partir de tablets nesse período do dia supera aquele feito a partir de smartphones e de desktops. A pesquisa foi feita em cinco países da Europa: Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha. Em média, nesses países, a penetração de smartphones é de 42%. E entre usuários de smartphones, 6,6% possuem também um tablet.

Análise

O uso de tablets em casa, à noite, está relacionado à comodidade e ao formato do dispositivo. Ele não é tão pesado quanto um laptop, sendo de fácil manuseio para leitura no sofá ou na cama, e a tela não é tão pequena quanto aquela de um smartphone. O que está acontecendo, na prática, entre pessoas que possuem os três devices (computador, smartphone e tablet) não apenas na Europa mas provavelmente no mundo inteiro é o seguinte: o uso do computador/laptop se concentra ao longo do dia, em horário comercial, geralmente no escritório; o smartphone é acessado quando o usuário está em deslocamento pela cidade, ou simplesmente fora de casa ou do escritório; e o uso do tablet é reservado para as manhãs e noites em casa, para ler jornais e revistas, acessar vídeos e sites específicos de entretenimento e notícias, ou jogar games.

M-commerce

A comScore também acompanha o uso de dispositivos móveis para compras na Europa. A empresa informa que entre agosto e outubro do ano passado 13,6 milhões de europeus dos cinco referidos países acessaram sites de redes varejistas através de seus smartphones. A maior parte dos acessos foi feita por homens (62,5%) e por jovens com idades ente 18 e 24 anos.