Pesquisa do Instituto Pew Research divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra que 17% dos proprietários de telefones celulares nos Estados Unidos acessam a internet majoritariamente por meio de seus dispositivos móveis, em vez de fazê-lo por meio de computadores pessoais. A maior razão alegada para isso foi a conveniência proporcionada pelos aparelhos celulares.

A penetração de celulares entre a população adulta americana já atinge a expressiva marca de 88%, sendo que 55% desses proprietários afirmaram usar os aparelhos para entrar na internet. Trata-se de um aumento expressivo: em abril de 2009, apenas 31% dos donos de celulares usavam o aparelho para navegar online.

Enquanto 17% dos norte-americanos que possuem celular preferem acessar a web pelo aparelho, cerca de 30% disseram que o fazem ocasionalmente, dando preferência ao acesso por outros meios; e 45% disseram não usar o aparelho móvel para acesso online em momento algum.

Segundo o estudo, entre as camadas da população que mais demonstram entusiasmo no acesso à Internet pelo celular estão os jovens adultos (com idades entre 18 e 29 anos), dentre os quais 45% responderam navegar prioritariamente em devices móveis. Outros grupos importantes são as populações de origem hispânica (42%) e afro-americana (51%).

Entre as razões pelas quais se vem optando pelo acesso móvel, a mais citada foi a conveniência proporcionada pelos telefones, característica mencionada por 64% dos entrevistados. A maior simplicidade do acesso pelo celular foi alegada por outros 18%, enquanto que para 10% esse é seu único meio de acesso.

A pesquisa foi baseada em entrevistas realizadas nos Estados Unidos entre março e abril de 2012 com usuários de Internet de língua inglesa e espanhola.