Cerca de 70 restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba adotaram um sistema brasileiro de gerenciamento de reservas e de filas via tablet e SMS, o iRestaurante, desenvolvido por uma start-up homônima. Entre eles estão a rede Ráscal e a Confeitaria Colombo, tradicional estabelecimento da capital fluminense. A expectativa é que esse número chegue a 300 até o final do ano, informa Amílcar Chaves, fundador da iRestaurante.

Como parte da solução, o mâitre ou o hostess acompanha na tela de um tablet a lista de reservas, a fila de espera e a ocupação das mesas. É possível, por exemplo, monitorar a fase em que cada mesa está (entrada, prato principal, sobremesa, conta etc), a partir da conexão com o sistema interno de pedidos do restaurante. Se não houver um sistema automatizado para anotação dos pedidos, esse acompanhamento pode ser feito manualmente direto no app do tablet, que está disponível para Android e iOS, ou em um computador com acesso à Internet. O iRestaurante consegue medir o tempo médio de espera na fila e evitar o overbook de reservas. Além disso, permite que sejam armazenadas informações sobre cada cliente, como dados pessoais e preferências de comida e bebida, além de marcar aqueles que merecem um tratamento "vip", o que pode ser um diferencial em restaurantes mais sofisticados, por exemplo. A solução produz ainda relatórios sobre a frequência e o retorno dos consumidores a cada estabelecimento. Ou seja, funciona de certa forma como uma ferramenta de CRM também.

Os clientes que entram na fila recebem um SMS com a projeção do tempo de espera e um link para acompanharem a sua posição. Quando chega perto da sua vez, são avisados automaticamente por uma nova mensagem de texto. Dessa forma, não precisam aguardar na porta do restaurante. Para aqueles que fizerem reservas, são enviados avisos por SMS e/ou email um dia antes e três horas antes. Se necessário, o cliente pode facilmente cancelar a sua reserva ou tirar seu nome da fila de espera através do seu celular. Segundo Chaves, o iRestaurante conseguiu reduzir em até 70% o índice de desistência de clientes nas filas.

Ideia

A ideia de criar o iRestaurante nasceu depois que o executivo passou seis meses tendo que comer fora quase que diariamente por causa da reforma da cozinha da sua casa. "Notei que os restaurantes retêm poucas informações sobre os seus clientes. Os dados estão na mão de um bom mâitre, que conhece o cliente, sabe o que ele gosta etc. Mas se o mâitre sair, a empresa não retém aqueles dados", comenta.

A solução tem um preço fixo mensal, independentemente do tamanho do restaurante: R$ 390. Esse valor não inclui o envio de SMS, que pode ser contratado separadamente por cada estabelecimento com seu provedor de preferência, ou através de parceiros indicados pela iRestaurante. A solução registra uma média entre 30 e 40 mil mensagens enviadas por mês atualmente.