A Apple confirmou para 9 de fevereiro o lançamento oficial do seu alto-falante inteligente, o Apple HomePod. Em mensagem publicada em seu site nesta terça-feira, 23, a companhia disse que os usuários no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália poderão comprar o equipamento na pré-venda a partir da próxima sexta-feira, 26. Nos EUA, o equipamento custará a partir de US$ 349 em lojas online e off-line do varejo local. Por sua vez, França e Alemanha devem receber o smart speaker antes do final do semestre (primavera no Hemisfério Norte). Ainda não há previsão de lançamento ou preço para o mercado latino-americano.

O Apple HomePod foi lançado em junho do ano passado durante a WWDC, conferência para desenvolvedores da empresa. Entre suas vantagens, o novo dispositivo pode tocar música adaptando-se ao ambiente local e ser integrado à Siri e ao Apple Music, tanto para tocar músicas do serviço de streaming como para pedir informações à assistente pessoal virtual sobre canções, bandas e álbuns. O uso com a Siri ainda possibilita ao usuário fazer funções de assistente de casa, como montar uma lista de compras e enviar um e-mail.

A entrada da Apple no mercado de smart speakers pode ser vista como uma confirmação da tendência de crescimento desse tipo de equipamento, como aponta uma recente pesquisa da Edison com a NPR, que revelou que 16% dos norte-americanos já possuem um smart speaker.