Dispositivo pode ser pareado com modelos de iPhone e iPad mais recentes (crédito: Apple/divulgação)

A Apple anunciou nesta quarta-feira, 18, a segunda geração do HomePod, seu alto-falante inteligente, após quase dois anos do dispositivo ficar fora da sua linha de produtos. Ele já está disponível para pré-venda em países selecionados e começará a ser entregue a partir de 3 de fevereiro.

O design é praticamente idêntico à primeira versão do dispositivo, lançado em fevereiro de 2018 e descontinuado em março de 2021. Disponível nas cores preto e branco, o HomePod tem uma superfície sensível ao toque e retroiluminação, com revestimento de tecido. Ele possui um alto-falante de quatro polegadas, um chip S7 (o mesmo do Apple Watch Series 7) para áudio computacional e um chip U1 para banda ultralarga (UWB, do inglês, ultra-wideband).

O dispositivo tem suporte para Áudio Espacial, assim como os Airpods, com uso de Dolby Atmos. Com tecnologia de detecção de ambiente, o HomePod reconhece reflexos de som de superfícies próximas para determinar se está contra uma parede e adapta o som em tempo real. A Apple incluirá, ainda em 2023, um recurso de reconhecimento de som, com uma atualização de software. O alto-falante ouvirá alarmes de fumaça e monóxido de carbono, enviando notificação ao iPhone, se o som for detectado.

Dois HomePods podem ser sincronizados e utilizados como um sistema de som estéreo (crédito: divulgação/Apple)

Dois HomePods podem ser pareados para funcionar como um sistema de som estéreo único. Ele também tem suporte ao padrão Matter, protocolo da Connectivity Standards Alliance, que inclui Apple, Google, Amazon, Samsung e outros fabricantes de acessórios domésticos inteligentes. Além disso, tem integração com o HomeKit, framework da Apple de casa inteligente.

O novo HomePod também apresenta sensores de temperatura e umidade. Os mesmos sensores estão presentes no HomePod Mini, sua versão menor, lançado em 2020, mas o recurso de medição não estava ativado – agora, a Apple diz que habilitará. Assim como seu antecessor, o alto-falante tem a Siri integrada. No entanto, diferente da primeira geração, o número de tweeters (caixas de som que reproduzem os sons agudos) diminuiu de sete para cinco, e de microfones, de seis para quatro.

O preço do HomePod, nos Estados Unidos, é de US$ 300. No lançamento, o novo HomePod estará disponível nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e outros 11 países, segundo a Apple. Ele é compatível com o iPhone 8 e posteriores, qualquer iPad Pro, iPad de quinta geração e posteriores, iPad Air de terceira geração e posteriores e iPad mini de quinta geração e posteriores, com iOS 16.3 ou iPadOS 16.3 ou posterior.