A empresa de segurança SonicWall descobriu recentemente um ataque que tem como alvo dispositivos Android. No formato adware, essa aplicação maliciosa bombardeia o dispositivo da vítima com diversas publicidades. A companhia informa que o malware foi descoberto por meio de sua tecnologia RTDMI, solução que identifica e bloqueia ataques contra chips e processadores.

Edilson Cantadore, engenheiro de vendas em segurança da SonicWall, explicou para Mobile Time como o adware funciona. O executivo diz que a ação maliciosa instala um aplicativo no dispositivo que, ao ser acionado pelo usuário, dispara as diversas publicidades.

“Os mecanismos são os mesmos utilizados para infecção de computadores, principalmente pela ação de usuários que não seguem padrões mínimos de segurança, como por exemplo não abrir e-mails de remetentes desconhecidos (e seus conteúdos, obviamente), pelo acesso a portais/sites onde estejam hospedados estes malwares etc”, completou Cantadore.

Questionado se existe alguma estimativa de quantos usuários podem ser afetados pelo adware, o especialista em segurança da SonicWall disse que ainda não é possível medir, pois a aplicação maliciosa pode estar instalada no handset do usuário, mas ele ainda não a ativou. Contudo, ressaltou que o usuário precisa se prevenir para evitar que se torne uma vítima da ação.

“99% dessas contaminações ocorrem por interação do usuário com conteúdo indevido (sites contaminados, e-mails de origem desconhecida, anexos de e-mails não verificados por antivírus). De forma que a educação do usuário é parte importante na estratégia de prevenção”, completou o especialista.