QR Code do Check-in Serpro

O Serpro desenvolveu um aplicativo de acompanhamento de presença em reuniões de trabalho, palestras e eventos. O Check-in Serpro (Android, iOS) foi desenvolvido pensando em ajudar gestores públicos, mas o Serviço Federal de Processamento de Dados optou por disponibilizá-lo para todos, gratuitamente.

Para usar o Check-in Serpro, a pessoa responsável pela organização do evento insere as informações do evento no app e a solução vai gerar um QR Code específico que é lido pelos celulares dos participantes, confirmando a presença de todos. O participante não precisa ter o aplicativo instalado, apenas um leitor de código QR, já que, neste caso, o QR code abre uma página responsiva onde a “assinatura” é feita a partir de autenticação via Google.

Outro recurso do aplicativo é dar a possibilidade de o participante compartilhar o seu ‘cartão de visitas’ (informações de contato) com o organizador.

O aplicativo já está sendo usado pela equipe da diretoria de tecnologia da Informação do Ministério da Educação e entrará em fase de testes  na secretaria executiva do ministério.