O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) publicou um edital para cadastrar fabricantes e fornecedores de dispositivos inteligentes para Internet das Coisas (IoT) na última quinta-feira, 15. O intuito do órgão governamental é encontrar equipamentos que sejam compatíveis com sua plataforma de IoT, ainda em beta.

Uma vez que seu sistema de IoT esteja ativo, o Serpro pretende se tornar um provedor de infraestrutura de Internet das Coisas. Em especial, a empresa estatal espera prestar apoio aos seus clientes (órgão da administração pública) em soluções de cidades inteligentes, transporte e logística, fábricas conectadas, edifícios e casas inteligentes.

No programa, serão aceitas as empresas com atuação no território nacional e que tenham compatibilidade com os protocolos Message Queue Telemetry Transport (MQTT), Secure Message Queue Telemetry Transport (SQTT), AQTT (Advanced Message Queuing Protocol), CoAP (Constrained Application Protocol) e Extensible Messaging and Presence Protocol (XMPP).

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Serpro. O prazo para inscrição é até o dia 15 de setembro. Uma vez inscrito, o órgão governamental faz a análise do dispositivo em até 20 dias, e, após a aprovação, a companhia escolhida assina contrato de comodato para que seu equipamento fique à disposição do Serpro por oito meses.