A Huawei é a mais nova fabricante de celulares a adentrar o mundo dos "wearable devices", ou acessórios conectados para vestir. A companhia chinesa apresentou neste domingo, 23, véspera da abertura do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, a Talkband B1, sua primeira pulseira conectada. O produto se comunica via Bluetooth 4.1 com o telefone do usuário e com um headset sem fio. A ideia é que você mantenha seu celular no bolso, veja quem está te ligando no pulso e fale através do headset, em uma triangulação de aparelhos. Um detalhe interessante: a ponta da pulseira é um conector USB, para ser usado na recarga de sua bateria, que dura até sete horas de chamadas. A pulseira é acompanhada de software para monitoramento de exercícios físicos e do sono. Seu preço sugerido é de 99 euros.

Tablets e smartphone

A Huawei apresentou também outros quatro produtos: dois tablets, um smartphone e um roteador portátil 4G/Wi-Fi.

O tablet que chamou mais a atenção é o MediaPad X1, de sete polegadas. O CEO do grupo de negócios para o consumidor final da Huawei, Richard Yu, destacou que se trata do tablet de sete polegadas mais fino (7,18 mm), mais leve (239g) e com maior proporção de tela sobre o corpo (80%) do mercado. O executivo fez questão de comparar o produto com dois concorrentes, o iPad Mini e o Nexus 7, mostrando os três lado a lado em sua apresentação de slides para provar suas afirmações. A Huawei desenvolveu uma série de tecnologias relacionadas à estrutura e à montagem do aparelho que permitiram que ele ficasse mais leve e compacto sem prejuízo de funcionalidades. O MediaPad X1 funciona em redes LTE cat4 (150 Mbps) em 16 bandas e nos padrões TDD-LTE, FDD-LTE, o que lhe garante roaming mundial. Tem processador quadcore de 1,6 GHz/1,8 GHz, 2 GB de RAM, câmera traseira de 13 MP e frontal de 5 MP, tela full HD e bateria de 5.000 mAh. Seu preço sugerido é de 399 euros.

O outro tablet anunciado foi o MediaPad M1, voltado para o mercado de massa, com preço sugerido de 299 euros. É um tablet de 8 polegadas, com LTE cat4, processador quadcore de 1,6 GHz, câmera traseira de 5 MP e bateria de 4.800 mAh.

O novo smartphone da fabricante chinesa é o Ascend G6. Seu design com detalhes metálicos, incluindo um em dourado, lembra o iPhone 5S. Um dos seus pontos fortes é a câmera frontal turbinada para auto-retratos: ela tem resolução 5 MP e é uma grande angular de 22 mm, o que facilita tirar fotos de grupos. Além disso, traz uma espécie de photoshop automático embarcado, para melhorar a imagem dos rostos, como em uma maquiagem digital. É um aparelho 4G (LTE cat4) e tem NFC otimizado para compartilhamento rápido de conteúdo.

Roteador

Por fim, a Huawei revelou seu novo roteador portátil, seu primeiro capaz de se comunicar com redes LTE cat6, o que permite alcançar velocidades de até 300 Mbps no download. O E5786 suporta a conexão de até dez aparelhos simultaneamente via Wi-Fi e consegue trabalhar com o padrão 802.11ac. Ele vem acompanhado de um app para gerenciamento de tráfego. Sua bateria é de 10.000 mAH, o que suporta uso por até 10 horas ininterruptas. Seu preço ainda não foi divulgado.