A Oi vai mudar a forma como se comunica com a sua base de clientes com smartphones Android. A operadora vai passar a enviar mensagens multimídia em HTML5, que podem conter imagens e vídeos. O novo formato vai gradativamente substituir a comunicação que hoje é feita em texto para esse grupo de usuários. As novas mensagens são enviadas através da plataforma SmartApp, fornecida pela Gemalto. A Oi é a primeira operadora no mundo a adotá-la com HTML5. Trata-se da evolução da atual plataforma de smart message, que permite o envio de mensagens de texto que abrem automaticamente na tela do smartphone. O anúncio foi feito no stand da Gemalto, no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta terça-feira, 23.

As mensagens multimídia serão usadas tanto para a oferta de novos produtos e serviços da Oi quanto para alertas de relacionamento. Por exemplo: em vez de receber uma mensagem de texto avisando que a sua franquia de dados está acabando, o assinante receberá uma mensagem com um gráfico que mostra quanto já foi consumido, junto com uma oferta para a aquisição de mais dados. Outra possibilidade: enviar ofertas de novos aparelhos para a base de usuários com smartphones antigos, devidamente acompanhadas de foto dos aparelhos com desconto. A primeira campanha usando a plataforma será disparada na semana que vem para a base pré-paga, oferecendo o novo plano Oi Livre.

A expectativa de Roberto Guenzburger, diretor de produtos e serviços móveis da Oi, é de que as mensagens multimídia gerem um retorno até dez vezes melhor que aquelas limitadas a texto. "Hoje o retorno de uma campanha de SMS está abaixo de 1%. Com o SmartApp esperamos que chegue perto de 10%", disse o executivo.

Dependendo dos resultados das campanhas com seus próprios produtos e serviços, a Oi pretende disponibilizar a ferramenta para o envio de campanhas de mobile marketing de marcas, comercializando o seu inventário – desde que sejam respeitadas as regras de opt-in e a privacidade de seus usuários, obviamente.

Vale destacar que a plataforma garante comunicação bidirecional: o usuário pode responder clicando em botões dentro do anúncio, gerando ações como a contratação de um serviço ou a resposta a uma pesquisa. Tal como no smart message, o conteúdo das mensagens não fica armazenado no aparelho e elas desaparecem depois de lidas.

Cabe ressaltar que o serviço requer que o smartphone do usuário tenha pelo menos um dos apps da Oi instalado, pois eles são utilizados no processo de abertura da mensagem na tela do usuário. O executivo afirma que a penetração de apps como o Oi WiFi e Minha Oi é grande em sua base, com pelo menos 10 milhões de downloads cada.