O Mercado Livre (Android, iOS) terminou o ano de 2023 com uma receita líquida de US$ 14,5 bilhões, alta de 38% ante US$ 10,5 bilhões do ano anterior. De acordo com relatório financeiro divulgado nesta sexta-feira, 23, os gastos operacionais foram da ordem de US$ 5,3 bilhões, um crescimento de 35% contra US$ 4,1 bilhões de 2022.

Por sua vez, o lucro operacional foi de US$ 1,8 bilhão, um incremento de 80% comparado a US$ 1 bilhão de um ano antes. E o lucro líquido da empresa dobrou (104%) de US$ 482 milhões para US$ 987 milhões.

O CFO do Mercado Livre, Martin de los Santos, explicou que os motivos para o resultado positivo são os avanços nas frentes de comércio, finanças, logística, além de sua frente de publicidade e investimentos no time de tecnologia.

Entre os outros destaques, estão:

  • US$ 116 bilhões em volume total transacionado em sua adquirente;
  • US$ 3,8 bilhões no portfólio de crédito;
  • Portfólio dos vendedores chegou aos US$ 761 milhões;
  • O comércio próprio (first-party) teve um incremento de 81% apenas no Brasil;
  • Expansão da malha logística e penetração de quase metade do mercado comercial nos países em que atua, o que resultou em entregas mais rápidas;
  • Adição de 50 mil advertisers no Mercado Ads em 2023.

Em dados operacionais, o Mercado Livre terminou o ano com:

  • 218 milhões de usuários ativos;
  • 54 milhões de compradores;
  • 53 milhões de usuários do ecossistema financeiro;
  • 30 milhões de usuários da carteira digital;
  • 30,4 milhões do serviço de investimento.

Além disso, a companhia encerrou 2023 com 15 mil desenvolvedores.