A solução de entrega sem contato, anunciada no último dia 18 de março por aplicativos de delivery, já está disponível no iFood (Android, iOS) e no Rappi (Android, iOS). A iniciativa pretende proteger clientes e entregadores.

No caso do Rappi, o aplicativo não foi alterado. Para usar a entrega sem contato o cliente deve avisar o entregador via chat do app para combinar de deixar o pedido na porta. De qualquer forma, o entregador deve deixar a sacola e se afastar por dois metros.

Confira o passo a passo para utilizar a modalidade de entrega do iFood:

Para utilizá-la, os clientes devem seguir os passos abaixo:

  1. Adicionar os itens e clicar em “Ver sacola”.
  2. Selecionar a forma de pagamento via app (para não haver o manuseio de maquininhas de cartão ou dinheiro).
  3. Em seguida, optar por “Receber sem contato físico” e clicar em “Confirmar” o pedido.

4. O cliente recebe uma mensagem de confirmação e outra avisando que ele saiu para a entrega. Nesse momento, o usuário pode usar o chat do aplicativo para conversar com o entregador e combinar detalhes da entrega, como local exato e melhor forma de finalizar a entrega sem contato.

  1. Em casos onde o restaurante possui frota própria de entregadores, o estabelecimento pode entrar em contato; se preferir, o consumidor também pode acionar o restaurante diretamente. Essa interação também acontece no chat do app.
  2. O aplicativo lembra ainda que, depois de receber todos os itens pedidos, é preciso lavar as mãos corretamente com água e sabão, antes de comer.

O aplicativo de entrega sugere também aos consumidores que revejam e sejam flexíveis com processos de entrega em seus condomínios residenciais, evitando, se possível, que os entregadores tenham que circular nos prédios e ir até os apartamentos para finalizar as entregas.