iFood

Teste do drone em Aracaju (crédito: ANAC)

A parceria do iFood (Android, iOS) com a Speedbird Aero conseguiu uma autorização em definitivo da Anac para entregas comerciais com drones nesta sexta-feira, 21. De acordo com a agência reguladora da aviação civil, a licença é para a aeronave DLV-1 NEO em rota além da linha visada visual do piloto (Beyond Visual Line of Sight ou BVLOS no original em inglês).

Este é o primeiro drone do gênero multirrotor a receber autorização da agência. Pela regulação, as entregas serão em um raio de 3 Km e poderão carregar até 2,5 quilos. Para o processo de autorização, o DLV1-NEO passou por quatro provas, três na sede da Speedbird em São José dos Campos e uma em Aracaju. Todas com acompanhamento da Anac

Antes da aprovação definitiva, a companhia de delivery fez testes em Campinas em 2020 e em Aracaju em 2021, com certificado de autorização de voo experimental (CAVE). Considerando apenas as entregas na cidade do interior de São Paulo, o iFood realizou 300 entregas de 20 restaurantes. Os testes usavam um outro modelo de drone, o DLV-1.

Agora, o iFood estudará ampliação das rotas e de novas localidades com o novo modal. Vale lembrar que, diferentemente da operação de rua, a entrega com drone é gerenciada pela Speedbird com pilotos habilitados.