A Nokia atualizou o navegador de seus terminais Série 40, sistema operacional adotado em seus telefones mais simples. A nova versão, numerada como 2.0, comprime em até 90% o tráfego de dados durante a navegação na Internet, pois armazena as páginas em um servidor na nuvem. A interface da página de abertura também foi modificada, incluindo links para os sites mais populares do país do usuário.

Outras mudanças relevantes são a inclusão de botões para rápido compartilhamento de conteúdo da web em redes sociais (Facebook e Twitter) e uma nova mecânica para downloads de vídeos e músicas de páginas da Internet, que agora são organizados em fila e feitos diretamente no cartão de memória, sem interromper a navegação.

O novo browser da Série 40 será embarcado em todos os terminais com esse sistema operacional daqui em diante. Usuários antigos poderão baixá-lo gratuitamente da loja de aplicativos da Nokia. O navegador é compatível com todos os aparelhos com esse OS, sejam eles touch screen ou não.

Vale lembrar que o navegador da Nokia para Série 40 permite desde a sua primeira versão, lançada no ano passado a criação de web-apps. Seu catálogo conta com mais de 10 mil títulos atualmente.

Análise

O trabalho da Nokia de levar para celulares de gama baixa características típicas de smartphones, como telas sensíveis ao toque, teclado Qwerty, navegação na Internet e a possibilidade de instalação de apps, vai obrigar o mercado a mudar, mais cedo ou mais tarde, a sua definição de "smartphone". As definições mais comuns usadas nos últimos anos foram duas: 1) aparelhos com navegador capaz de abrir sites da web tradicional; 2) aparelhos com sistema operacional aberto, que dá ao usuário a capacidade de instalar e desinstalar aplicativos. Os terminais Série 40 são smartphones em ambos os casos.