O Pictastik, app brasileiro de compartilhamento de fotos em tempo real de cidades ao redor do mundo, entrou no ar na App Store nesta terça-feira, 23, para download gratuito. Seu desenvolvimento já havia sido tema de matéria de MOBILE TIME dois meses atrás. O app é uma rede social de fotografia, cujas imagens são organizadas por cidade. Como só são aceitas fotos tiradas por dentro do aplicativo (não vale publicar fotos velhas gravadas no celular), a rede social acaba servindo como uma janela do que está acontecendo ao redor do mundo neste momento. O GPS do iPhone realiza a identificação automática da cidade onde a foto foi tirada.

Dentro de cada cidade, é possível pesquisar por fotos de diferentes categorias, como paisagens, festas, pessoas, comidas etc. Outra forma de navegação é ver as fotos mais recentes ou as mais populares. Tal como em outras redes sociais é possível curtir as fotos de terceiros e comentá-las. Na prática, o app lembra portanto uma mistura de Instagram e Trip Advisor.

O objetivo do seu desenvolvedor, o jovem empreendedor Pedro Henrique Marques, é alcançar uma massa crítica de usuários, algo entre 50 e 100 mil pessoas, para depois monetizar o projeto através de ações de marketing dentro do app, na forma de games.