Em carta a seus acionistas, a Netflix (Android, iOS) informou nesta semana seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2020. Destaque para os 15,8 milhões de novos assinantes que chegaram, um aumento de 23% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Embora grande parte do rápido crescimento da Netflix não tenha começado até meados de março, quando mais pessoas foram forçadas a ficar em casa para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, uma série de programas e filmes populares e originais ajudou a empresa de streaming de vídeo a impulsionar o número de assinantes em seu primeiro trimestre de 2020. O número, 15,8 milhões, é mais que o dobro dos 7,2 milhões esperados, totalizando 183 milhões de assinantes em todo o mundo. A empresa também obteve receita trimestral de US$ 5,77 bilhões, contra os US$ 5,76 bilhões estimados.

Apesar dos números, os executivos da empresa alertam seus acionistas de que isso é passageiro e incerto. A carta aponta que “parte do crescimento ocasionado pela quarentena será puxada pela tendência de crescimento orgânico plurianual, resultando em um crescimento mais lento após a suspensão do bloqueio país por país”. No texto, os executivos escrevem que esperam que “a visão de declínio e o crescimento do número de assinantes diminuam quando o confinamento terminar, o que esperamos que seja em breve”.

Futuro duvidoso

Com relação às expectativas a respeito do segundo trimestre de 20, os executivos apontam que a previsão inicial para o período era de 7,5 milhões de adições líquidas de assinantes. “Dada a incerteza no momento do confinamento em casa, isso é principalmente adivinhação. Os números reais do segundo trimestre podem acabar bem abaixo ou muito acima disso, dependendo de muitos fatores, incluindo quando as pessoas podem voltar à vida social em vários países e quantas pessoas fazem uma pausa na televisão após o bloqueio”.

Outro ponto a ser considerado é que, no ano passado, a Netflix teve novas temporadas de Money Heist e Stranger Things no terceiro trimestre, mas que não foram planejadas para o mesmo período deste ano. Portanto, a previsão é de que o 3T20 e 4T20 terão adições líquidas mais baixas do que no ano passado devido a esses efeitos.