Os mais populares aplicativos de entretenimento móvel pago e de mensageria móvel do Brasil estão trabalhando juntos. O Netflix está experimentando o uso do WhatsApp como canal de comunicação com seus assinantes.

Por enquanto, o Netflix está apenas cadastrando seus usuários interessados em receber informações através do WhatsApp. Quem realiza alguma atualização de cadastro no site do serviço é convidado a autorizar o recebimento de mensagens pelo WhatsApp em seu celular. Feito isso, a pessoa recebe em seguida uma mensagem no WhatsApp assinada pelo Netflix pedindo que aquele número telefônico seja adicionado à agenda de contatos e avisando que em breve haverá mais novidades. É utilizado um número dos EUA e a conta traz o selo verde do WhatsApp confirmando que se trata de uma conta verificada.

O canal ainda não estabelece uma conversa com os assinantes. Se a pessoa enviar uma mensagem, recebe uma resposta automática dizendo: “Adoramos ouvir notícias suas! Infelizmente, não podemos conversar, mas estamos sempre disponíveis no Centro de Ajuda Netflix”.

Análise

Cada vez mais marcas e empresas de grande porte estão participando dos testes da versão corporativa do WhatsApp. A maioria tem experimentado por enquanto apenas o envio de notificações. É o caso do Submarino, por exemplo, que usa o WhatsApp para informar os compradores sobre o status dos pedidos. O Banco do Brasil, por sua vez, já permite a realização de algumas consultas, como verificação de saldo da conta, mas a digitação da senha acontece em uma janela separada, dentro de ambiente online controlado pelo banco.

É esperado que muitas adotem tecnologias de chatbots e processamento de linguagem natural dentro desse canal, mas falta a sua abertura oficial pelo WhatsApp, deixando claro também qual será o seu modelo de negócios.