O Cabify (Android, iOS) informou que vai encerrar sua operação no Brasil.  Em nota oficial enviada ao Mobile Time, a companhia confirma o fim de suas atividades para a primeira quinzena de junho e culpa diretamente a pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV 2) e a situação sanitária no País.

“Ressaltamos que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise socioeconômica local causada pela Covid-19. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”, informa o comunicado.

Importante dizer, o problema não é apenas da Cabify. De acordo com relatório do ministério da Economia, 1 milhão de empresas foram fechadas no Brasil em 2020. Embora o País tenha aberto mais empresas durante a pandemia (3 milhões), a maioria (2,5 milhões) delas são microeemprendedores individuais. Ou seja, muitos trabalhadores que perderam o emprego e tiveram que ir para a informalidade.

A decisão da Cabify passa a valer a partir do dia 14 de junho deste ano, mas os motoristas e passageiros começaram a ser informados a partir desta sexta-feira, 23, por via de e-mail e das redes sociais, como o seguinte post no Twitter.

Ainda de acordo com a empresa, a decisão vale apenas para o Brasil. Ou seja, a Cabify continua a atuar nas outras regiões da América Latina e Espanha.  Nessas localidades, a companhia recuperou 75% das viagens até o final de 2020. Em alguns mercados, os pedidos de corridas voltaram totalmente ao normal.

No fim da mensagem, a Cabify deixa a porta aberta para um possível retorno: “A empresa continuará atenta às necessidades e oportunidades futuras de mobilidade neste mercado”, disse no comunicado.

Dados de mercado

De acordo com as pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil, o Cabify nunca conseguiu ser citado por mais de 5% dos usuários de apps de corrida de automóvel como o serviço desse segmento que mais utilizam. No relatório mais recente, realizado em março passado e que será publicado na semana que vem, o Uber é o preferido no Brasil, citado por 71% dos usuários de apps de corrida, seguido pelo 99, mencionado por 21%. Outros apps variados somam 8%, incluindo o Cabify, sendo que nenhum deles foi mencionado por mais de 1% dos respondentes.