A rede de franquias de lojas de acessórios para celulares Cellairis segue em expansão no Brasil. Abriu oito pontos de venda no ano passado, chegando a 52. E abrirá mais 20 este ano, incluindo uma loja flagship com 300 metros quadrados no Rio de Janeiro ou São Paulo. A maioria está localizada dentro de shopping centers. A meta é chegar a 200 lojas até 2023. “Somos uma das poucas franquias que cresceu durante a pandemia”, comenta o CEO da Cellairis Brasil, Jonathan Benitez, em conversa com Mobile Time.

No ano passado, a rede passou por uma transformação digital que conseguiu mitigar em parte a queda nas vendas durante os três meses em que a maioria das suas lojas estiveram fechadas, entre março e junho de 2020. A participação dos canais digitais, que até então era de 0,2% do faturamento da rede, saltou para 10% no ano passado.

“Mudamos toda a tecnologia. E também nosso time de digital. A equipe de marketing tinha duas pessoas e agora são 10 só para desenvolvimento de conteúdo de marketing online. Foi uma mudança radical em gente, processos e tecnologia”, relata Benitez. Foi adotada uma estratégia omnichannel, com distribuição dos pedidos de acordo com a localização de cada franqueado. Além de um site para a venda dos produtos, a rede está presente nos principais marketplaces e também vende através do WhatsApp e de redes sociais, como Instagram.

“Os conservadores do varejo sentiram muito o baque, especialmente o varejo de moda. Para a gente a adaptação foi difícil, mas menos dolorida, por sermos uma empresa com cultura jovem”, compara.

Vendas

No ano de 2020 inteiro, o faturamento da rede caiu 19% em relação a 2019, por causa dos três meses de portas fechadas. Porém, quando analisado somente o último quadrimestre, houve crescimento de 4%, o que indica a rápida recuperação. Para este ano, com a abertura de 20 novas lojas, a expectativa é aumentar a receita em 45%, diz o executivo.

Algumas categorias de produtos comercializados pela Cellairis registraram crescimento expressivo no ano passado. Foi o caso das capas de celular, cujo faturamento aumentou 23%. O serviço de assistência técnica para celulares, por sua vez, cresceu 38%. Paralelamente, a empresa mudou seu mix de produtos, apostando em itens para casa conectada e gamers. Esta última teve sua participação sobre o total de vendas elevada de 2% para 8% ao longo do ano passado. Ao todo a rede trabalha com mais de 5 mil produtos diferentes.

O bom desempenho está atraindo para a Cellairis empreendedores que atuavam com franquias de outros segmentos. “Existe uma migração para a gente de empreendedores de segmentos que não estão indo bem. Conosco eles correm menos risco. Na pandemia, o consumidor está investindo em tecnologia, em produtos de home office, enquanto adia a troca de sapato, de roupa. Então empreendedores enxergam a Cellairis como uma forma de sobreviver à crise. Há empresários de vestuário e calçados investindo na Cellairis”, relata Benitez.

Formação de empreendedores

Vale mencionar que a empresa tem um programa de capacitação de funcionários para estimulá-los a abrirem sua própria franquia Cellairis, com financiamento da matriz. Em 2020, o programa formou oito empreendedores entre seus funcionários. A segunda turma, que passará pelo programa este ano, conta com 17 alunos. Eles recebem aulas em gestão de pessoas, gestão comercial e gestão financeira. “Quando aparece uma oportunidade, a gente financia (a abertura da franquia). Queremos que 30% da nossa base de franqueados sejam formados pela nossa escola de empreendedores”, explica Benitez. A abertura de uma franquia da Cellairis custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. 

O executivo prepara para este ano o lançamento de uma rede de microfranquias no mesmo segmento de acessórios para celulares e produtos de tecnologia, mas com investimento inicial abaixo de R$ 100 mil.