No dia 18 de março deste ano, a Google Play reformulou suas categorias destinadas a jogos para Android, criando várias subdivisões além das seis principais anteriores (arcade & action, casual, brain & puzzle, racing, sports e cards & casino). Com as novas classificações (18 ao todo), aplicativos ganharam mais exposição para o público-alvo e as desenvolvedoras viram o número de downloads aumentar exponencialmente, de acordo com relatório e análise da Distimo divulgados na quinta-feira, 22.

No ranking de maiores receitas para games na loja do Google referente a abril, a Distimo observou casos como do jogo Odd Socks, da desenvolvedora Oak Games. O aplicativo estava classificado anteriormente como "casual", mas mudou para a categoria "família" assim que a divisão foi feita. Com isso, o título saiu do ranking global de faturamento na 125ª posição em março para a quarta colocação com a mudança.

A Distimo avaliou também o market share de cada categoria. Se antes havia uma dominância do gênero "arcade & action", com 30%, em abril a participação foi distribuída mais igualitariamente e a categoria ficou com 14%, atrás do gênero "casual" (com 18%). Com isso, metade das 18 classificações mostraram uma participação de mercado de menos de 4%.