Uma operação da Anatel lacrou aproximadamente 56 mil produtos irregulares em uma fábrica de equipamentos eletrônicos situada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O volume representa 90% do estoque armazenado no local.

De acordo com a agência, a empresa é especializada na fabricação de caixas de som e fones de ouvido sem fio que dependem de homologação prévia. O espaço corresponde à matriz administrativa da empresa, que possui duas lojas varejistas em Camaçari e uma em São Paulo/SP.

Parte dos produtos possuíam um número de homologação incompatível, que na verdade deveria ser atribuído a outros modelos, uma forma de simular a legalidade. Foram encontrados também itens com certificação suspensa ou que ainda estão em processo de regularização.

Pelo perfil de distribuição, a apuração envolveu diferentes regionais da Anatel, coordenada pela equipe de Goiás e com apoio de fiscais da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Ainda segundo a Anatel, a empresa colaborou com a ação e se comprometeu a fornecer documentação solicitada pelas autoridades.

Apreensões da Anatel

Dados da agência apontam que já houve 275,2 mil produtos retirados do mercado nas fiscalizações promovidas pela agência. Desses, 6,9 mil eram celulares ou carregadores.

No ano passado foram 453,8 mil produtos retirados do mercado, sendo 52,3 mil celulares ou carregadores.

Imagem principal: Unidade fabril passa por vistoria da Anatel em Camaçari. Foto: Divulgação

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!