A Apple deverá pagar uma tarifa de 25% ou maior sobre os iPhones não fabricados nos Estados Unidos. A afirmação foi do presidente Donald Trump nas redes sociais, inclusive em sua própria, a Truth Social:
“Eu já informei há muito tempo ao Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e montados nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar. Caso contrário, uma tarifa de no mínimo 25% deverá ser paga pela Apple aos EUA”, disse Trump no Truth Social.
De acordo com reportagem da CNBC, as ações da Apple caíram 3% nesta sexta-feira após a publicação.
Já no salão oval, nesta sexta-feira, 23, Trump afirmou que as tarifas serão aplicadas a qualquer fabricante que deseje vender seus dispositivos nos EUA.
“Seria mais. Seria também a Samsung e qualquer pessoa que fabricasse esse produto”, disse Trump aos repórteres. “Caso contrário, não seria justo.”
Os iPhones são fabricados em sua maioria na China, mas a Apple vem transferindo parte da fabricação para a Índia, que teria uma relação mais amigável com os EUA
“Eu tinha um entendimento com o Tim de que ele não faria isso. Ele disse que vai para a Índia construir fábricas. Eu disse que tudo bem ir para a Índia, mas você não vai vender aqui sem tarifas. E é assim que vai ser”, declarou Trump.
Foto: Presidente Donald Trump durante discurso no Congresso dos EUA em março de 2025 (reprodução: YouTube/White House)