A Oculus confirmou nesta terça-feira, 23, que descontinuou o seu óculos de realidade virtual móvel e de entrada, o Oculus Go. De acordo com a companhia, o motivo principal para o cancelamento é a canibalização por parte de outro produto de seu portfólio, o Oculus Quest, mais avançado em termos tecnológicos e que tem desempenhado um bom papel nas vendas.

Para efeito de comparação, o Oculus Quest tem seis graus de liberdade (6DOF) enquanto GO tem três graus (3DOF). Na prática, isso significa que Quest tem uma melhor experiência de imersão.

A companhia lembrou no anúncio desta terça que os usuários do Quest gastaram US$ 100 milhões com conteúdo desde seu lançamento, em 2019. Além disso, dez títulos (games) geraram US$ 2 milhões de receita com vendas para consumidores do Quest no período.

Com isso, o Oculus Go deixará de ser vendido até o final de 2020, dois anos após o seu lançamento. A partir de 4 de dezembro, os apps e seus updates para Oculus Go não serão mais aceitos no marketplace, uma vez que a Oculus não produzirá mais os equipamentos de 3DOF.

Agora, o portfólio da empresa de realidade virtual do Facebook seguirá com foco nos equipamentos Oculus Quest (móvel) e o Oculus Rift (headset conectado a um PC).