A CredDefense, empresa especialista em soluções antifraude, vai implantar em quatro instituições de ensino superior um sistema que permite processar toda a documentação dos alunos de forma 100% digital. A automação proporcionada pela empresa é implantada com base na tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR, sigla em inglês). Ela possibilita a inserção da documentação sem que seja necessário um funcionário digitar os dados. O aluno recebe um SMS com um link para fazer a matrícula e preenche em poucos minutos a documentação.

OCR extrai as informações e as entrega às instituições devidamente tabuladas em seus bancos de dados. Na prática, a tecnologia é capaz de identificar os diferentes tipos de documentos pessoais como RG, CPF, histórico escolar de forma a evitar erros de preenchimento.

Além de universidades e faculdades, a empresa pretende oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e para escolas que oferecem cursos complementares como cursinho pré-vestibular, cursos preparatórios para concursos públicos, educação a distância e escolas de idiomas, entre outras.