A China é o país com a maior base de dispositivos móveis conectados, com mais de 261 milhões de smartphones e tablets ativos. Esse número representa 24% de toda a base mundial e o país deve manter essa liderança nos próximos anos, segundo a Flurry, fornecedora de serviços de análise de aplicativos. De acordo com a empresa, a taxa de penetração de dispositivos ainda é relativamente baixa em relação à população da China, portanto ainda há muitas oportunidades para crescer.

Assim como no mundo, os dispositivos Apple e Samsung são as fabricantes líderes na China, com 35% e 15% de participação do mercado, respectivamente. Em terceiro lugar, vem a chinesa Xiaomi, com 6% do mercado, à frente de marcas como HTC, Huawei, Sony, Motorola e LG. A Xiaomi tem sido bem-sucedida em acumular um número grande de usuários ativos para cada modelo de dispositivo que lança, como a Apple e Samsung fazem no mercado mundial. O sucesso da chinesa pode se expandir para outros mercados, principalmente dos países BRICs.

Os aplicativos mais usados pelos chineses são os jogos, comportamento também similar ao resto do mundo. Proprietários de dispositivos iOS passam 47% do seu tempo gasto em apps jogando, e a taxa para donos de Android é de 56%. Em relação a outros temas, os usuários de iOS na China utilizam mais aplicativos de livros, revistas, utilitários e apps de produtividade do que o resto do mundo. Já os usuários de Android gastam sete vezes mais tempo em ferramentas de finanças do que consumidores de outros países.