O app agregador de notícias News Republic ganhará uma versão brasileira até o final do ano. Para o projeto foi contratada a consultoria Game Plan, que está cuidando da negociação com provedores locais de conteúdo. O objetivo é fechar com cinco ou seis grandes agências de notícias nacionais e um número ilimitado de sites de notícias mais segmentadas, de pequeno e médio portes. Também serão criadas versões brasileiras para outros dois apps agregadores de notícias do mesmo grupo, o Appy Geek e o Appy Gamer, sobre gadgets e sobre jogos, respectivamente.

O News Republic é de origem francesa e está presente hoje em 10 países, nos quais têm acordos com mais de 1 mil provedores de conteúdo e conta com uma audiência de 45 milhões de leitores ativos, que acompanham as notícias em smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS. Sua maior audiência está na Espanha e, em seguida, nos EUA. Mesmo sem uma versão local, o Brasil está hoje entre os 10 mercados que mais rendem audiência para o News Republic. Ou seja, são brasileiros consumindo notícias em inglês ou em outras línguas que não o português. Isso chamou a atenção da News Republic e a fez decidir pelo lançamento de uma versão brasileira. "Existe uma grande expectativa em relação ao Brasil. Eles esperam que o País seja maior que a França e a Alemanha, por exemplo", diz André Faure, executivo da Game Plan responsável pelo projeto nacional.

Uma das características do News Republic é a possibilidade de personalização do noticiário. O usuário escolhe as categorias que lhe interessam (economia, política, esportes, tecnologia etc). Ao longo do tempo o app vai aprendendo quais temas dentro dessas categorias são mais lidos por cada pessoa e passa a destacar automaticamente as notícias relacionadas. As matérias aparecem assinadas com nome e logotipo de cada provedor de conteúdo e há no fim de cada uma um link para a versão web no site original. Possivelmente serão criadas categorias extras para o mercado brasileiro, como Carnavale e Futebol.

Além dos apps disponíveis para download por qualquer usuário, aqueles que têm smartphones da HTC contam com o serviço pré-instalado: a interface da fabricante usa a News Republic como fornecedora de notícias.

Modelo de negócios

A receita da News Republic provém de publicidade dentro do app, para a qual ela usa diversas ad networks móveis. O app pode ser dividido em três camadas, todas com espaço publicitário. Na primeira, aparecem as diferentes categorias selecionadas pelo usuário e a manchete de cada uma. Ao clicar em uma categoria, o usuário é levado para a segunda camada, onde aparece a lista das notícias mais recentes sobre aquele assunto. Nessas duas primeiras camadas, a receita publicitária fica com a News Republic. A terceira e última camada é o texto da notícia em si. Nesta página, a receita publicitária é dividida meio a meio com o provedor de conteúdo. "É o modelo mais justo que conheço para o provedor de conteúdo. Nenhum dos concorrentes da News Republic paga por conteúdo", comenta Faure. O executivo reconhece que da parte de grandes portais às vezes há o receio de que tal parceria possa canibalizar sua audiência móvel, mas ressalta que a News Republic dá o crédito para a origem da notícia e sempre fornece o link para a página do parceiro. Além disso, os provedores de conteúdo têm acesso a um painel na web onde acompanham em tempo real a quantidade de visualizações das suas notícias dentro do app.