O serviço de criação de pesquisas on-line SurveyMonkey ganhou uma versão móvel, a princípio apenas para iPhone e iPad. Através do app, é possível criar gratuitamente pesquisas on-line com até 10 perguntas e limitadas a 100 respondentes. Para ter acesso ao serviço ilimitado é preciso migrar para a versão premium, que custa US$ 23,99 por mês ou US$ 199,99 por ano.

São oferecidos mais de 160 modelos de questionários para pesquisas em áreas como educação, política, saúde, eventos, feedback de clientes, pesquisas de mercado etc. A maioria é gratuita, mas alguns requerem o plano premium para serem acessados. O usuário pode livremente acrescentar ou retirar questões e trocá-las de ordem, assim como criar um questionário totalmente novo, sem ter nenhum modelo como ponto de partida. As questões podem ser de múltipla escolha ou abertas.

O envio dos questionários é feito por email, Facebook, Twitter, SMS ou Google+ para os contatos do criador da pesquisa. É possível também abrir o questionário em tela inteira no tablet e usar o aparelho para a coleta direta das respostas, no caso de pesquisas nas ruas.  Os resultados são acompanhados em tempo real na forma de gráficos dentro do próprio app e podem ser exportados nos formatos Excell, PDF e CSV.

Uma das razões que levaram a SurveyMonkey a criar uma versão móvel foi o fato de o tráfego de acesso à plataforma através de smartphones e tablets ter crescido 14 vezes nos últimos três anos. Além disso, um levantamento realizado pela empresa indicou que 29% das pessoas costumam responder a pesquisas on-line através de seus smartphones e 7,6%, por meio de seus tablets.

SDK

A SurveyMonkey lançará até o fim do ano um SDK para que desenvolvedores móveis incluam questionários dentro de seus apps Android e iOS. Os interessados podem se inscrever no site da empresa para receberem a versão beta.