A Vivo ativou em quatro cidades do Rio de Janeiro a rede 4G na faixa de 700 MHz para oferecer o serviço de ligações de voz em alta qualidade (HD), o VoLTE. A frequência de rede, antes usada para transmissão de rádio e TV analógica, agora será usada por clientes da operadora em Niterói, Macaé, Campo dos Goytacazes e na capital.

No anúncio feito nesta segunda-feira, 23, a operadora explicou que o acesso via 700 MHz será utilizado para promover o VoLTE, uma solução que permite fazer chamadas de voz em alta definição (HD) através da rede 4G. Até então, a rede era utilizada apenas para o tráfego de dados (acesso à Internet móvel, por exemplo).

Além das quatro cidades no estado fluminense, a opção de voz em HD funciona ainda em outras duas cidades, Brasília (DF) e Rio Verde (GO), primeiro município do País a ter a rede analógica desligada, em março de 2016.

Vale frisar que as ligações no modo VoLTE funcionam apenas entre pessoas que tenham handsets habilitados para essa tecnologia.

Smartphones VoLTE

Além da novidade para os consumidores fluminenses, a Vivo disponibilizou a lista de smartphones que estão aptos para fazer e receber ligações telefônicas no serviço VoLTE:

Para consumidores que tenham um desses celulares, a Vivo adicionou um passo a passo para liberar o VoLTE. A configuração por dispositivo pode ser acessada aqui.