A Abratual, associação que representa operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), anunciou ter firmado um acordo de cooperação com a parceira mexicana AMOMVAC.
A Abratual, que reúne um pequeno grupo de associadas que atuam especialmente no segmento de operadoras virtuais no país para a defesa dos interesses do segmento e em favor da competição em serviços móveis, encontrou na AMOMVAC um objetivo em comum.
Segundo Olinto Sant’Ana, presidente da Abratual, a presidente da AMOMVAC, Rocio Villanueva, expressou o interesse de estabelecer a cooperação há cerca de um mês.
“Nosso embate é o mesmo. Por um lado, com as MNOs, por outro lado com o regulador. E aí, sim, as particularidades dos desafios inerentes às MVNO, como a questão da distribuição, da fidelização, do custo de aquisição, do custo de retenção, de aumentar o ARPU e manter um ARPU que dê rentabilidade ao negócio”, explica Sant’Ana para Mobile Time.
O presidente da Abratual destaca que o centro desta parceria é a troca de experiência. “Principalmente para que o nosso posicionamento frente ao regulador traga uma experiência de mais de um mercado e possa mostrar ou fazer comparações e sensibilizar o regulador sobre o que dá certo, onde e como melhorar o papel da MVNO para levar competição ao consumidor”, pontua ele.
A AMOMVAC, por sua vez, tem tido muito envolvimento com a criação e fortalecimento de uma aliança latino-americana no setor, “que tem uma participação muito ativa da principal MVNO da Argentina, criada pelo consórcio das cooperativas de telecomunicações, que existem naquele país há muitos anos, inicialmente para prover telefonia, depois para prover internet, e mais recentemente entraram no segmento móvel”.
“A Alianza Latinoamericana de Telecomunicaciones vem liderando junto com os mexicanos a criação dessa aliança latino-americana e nos convidaram para atuar, e a gente está vendo de que maneira a Abratual pode se engajar e participar desse esforço também”, afirma.