De olho no uso compartilhado de espectro na faixa de 3,5 GHz para LTE nos Estados Unidos, a CBRS Alliance, aliança formada por seis das maiores empresas de tecnologia e telecomunicações, foi lançada nesta terça-feira, 23, nos Estados Unidos. As empresas que compõem o grupo são a Access Technologies (da Alphabet, holding controladora do Google), Federated Wireless, Intel, Nokia, Qualcomm e Rucukus Wireless. A ideia é aproveitar regulamentação da agência norte-americana Federal Communications Commission (FCC) em fevereiro, que liberou 150 MHz de espectro (entre 3.550 MHz e 3.700 MHz) para uso comercial, chamada de Citizens Broadband Radio Service (CBRS).  

Em comunicado, a aliança afirmou apoiar fóruns para o desenvolvimento e incentivo à adoção de padrões específicos para a operação na faixa de 3,5 GHz. Isso inclui fornecer interfaces padronizadas de rádio para o sistema de acesso de espectro (SAS, na sigla em inglês), interfaces entre SASs, proteção de operações federais ou de incumbents, e gerenciar a coexistência das empresas que compartilharão o espectro.

A CBRS Alliance acredita que a frequência será implantada com LTE em vários países e, por isso, pode gerar economia de escala, fomentando ecossistema. Utilizando o compartilhamento de espectro, a entidade também espera poder ter grande escala para cobertura e capacidade indoor e outdoor.