Ilustração: Cecília Marins

O eBay (Android, iOS, App Gallery) confirmou nesta terça-feira, 23, a compra da MyFitment. A companhia adquirida é especializada em oferecer ferramentas de gestão para vendedores online de autopeças, em especial ao sintetizar informações de peças de veículos para evitar a devolução dos insumos pelos consumidores.

O marketplace informou que a tecnologia será adicionada para ofertar “benefícios continuados” aos clientes e vendedores de sua plataforma. Ou seja, o cliente terá acesso à peça certa para o carro certo, sem prejuízo com devolução aos vendedores.

Os valores da transação não foram informados. Antes da compra, a MyFitment também era usada por outros três rivais do eBay: Amazon, NewEgg e Walmart.

Estratégia

Embora pareça em um primeiro momento uma plataforma voltada apenas aos Estados Unidos, o eBay tem uma estratégia de incrementar o comércio cross border de autopeças, em especial da oferta de insumos da América Latina para outros países. Em conversa recente com Mobile Time, o gerente de marketing e comunicação da empresa para a região latino-americana, Raúl Bustamante, detalhou a criação de um programa local voltado a sellers parceiros nesse segmento.

Em 2021, a categoria de autopeças foi aquela que mais cresceu dentro do marketplace, em especial nos mercados emergentes, nos quais aumentou 30%, incluindo o Brasil. Atualmente, 500 milhões de peças estão no inventário do eBay mundialmente.