Atualmente, uma das grandes dificuldades das empresas – independentemente do porte, pequena, média ou grande – é gerenciar seus equipamentos móveis. Gerenciar o consumo de voz, dados e SMS do celular, saber com quem está um determinado aparelho e ter o cadastro completo dos equipamentos da empresa, controlando assim os ativos e seus acessórios, se tornou uma grande dor de cabeça e um problema comum dos gestores de telecomunicações e TI.

Além disso, a questão da segurança da informação se tornou mais um fator crítico, pois muitas informações sigilosas são guardadas nos aparelhos. Então, como proteger os dados do aparelho móvel em caso de perda ou roubo? Outra preocupação comum é como evitar o mau uso e dimensionar o plano correto para cada perfil de usuário evitando surpresas com o excedente da franquia contratada. Hoje, a tecnologia nos permite acompanhar o uso e consumo em tempo real de cada usuário de equipamento móvel, e para isso, basta ter um aplicativo instalado.

Esse tipo de aplicativo não precisa de interação do usuário e o administrador de telecomunicações pode, diretamente na Web, obter estatísticas, tais como: consumo de dados, voz e SMS, tudo isso por meio de centro de custos, departamento, usuário e operadora, além de informações sobre o nível de bateria e qualidade do sinal. E mais, pode-se criar o conceito de Black Lists e White Lists de aplicativos, permitindo identificar quais aplicativos foram instalados no equipamento e se estão permitidos ou não, de acordo com a política estabelecida pela empresa.

De forma hierárquica, além do gestor de telecomunicações, os gestores de cada área poderão administrar todos esses recursos individualmente de sua equipe e em tempo real. Utilizando esse aplicativo, um gerente de vendas vai saber se o vendedor ligou ou não para um determinado cliente, além de enviar uma mensagem diretamente para o equipamento. Outra vantagem é localizar o equipamento por meio de um mapa e em caso de roubo ou perda, bloquear e apagar os dados do aparelho de forma remota.

Com essas informações, os gestores terão como tomar melhores decisões que reduzam consideravelmente os custos da empresa e poderão dimensionar os planos contratados conforme o perfil do usuário, analisar qual a melhor operadora para cada região (custo versus serviço oferecido), o aparelho com melhor desempenho e evitar as surpresas da conta de telefonia que impactam em altos custos para as empresas.

 

 

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