Cerca de 50 mil pessoas estão testando o aplicativo de pagamentos Iti (Android, iOS), do Itaú Unibanco, cujo lançamento oficial deve acontecer dentro de 15 a 20 dias. Recentemente ele foi aberto para não-correntistas do banco a partir da coleta do rosto para validação biométrica a partir de reconhecimento facial.

“Queremos minimizar o pedido de documentos. Serão solicitados no máximo sete campos (no cadastro de novos usuários), dependendo do nível de relacionamento e de informações que tivermos da pessoa”, explica Livia Chanes, diretora do iti. “Os apps estão nas lojas, basta baixar. Estamos recebendo tráfego orgânico e adicionando pequenos grupos. Quando a biometria estiver estabilizada, começaremos os estímulos ativos”, acrescenta.

A executiva classifica o iti como um app de pagamentos. Seu usuário pode carregar dinheiro em uma conta digital do iti a partir de transferência bancária ou pagamento de boleto. Mas também é possível cadastrar um cartão de crédito do Itaú ou de qualquer outro emissor e usá-lo através do Iti, como qualquer outra carteira digital, como PayPal, Samsung Pay, Pagseguro, Apple Pay etc. A diretora do serviço aposta na simplicidade de uso e também na segurança garantida pelo Itaú como diferenciais a favor do iti.

Do lado do estabelecimento comercial, o iti nasce integrado com as máquinas de POS da Rede. O lojista poderá gerar um QR code na tela da máquina para receber pagamentos de usuários do Iti, que farão a leitura com a câmera do smartphone a partir do app. “O cliente vai poder escolher entre débito, crédito ou iti”, descreve Chanes. Para o estabelecimento haverá uma vantagem financeira para estimular as vendas pelo iti: a taxa é de apenas 1% e o recebimento acontece na mesma hora, sem custo pela antecipação, mesmo que o consumidor pague com seu cartão de crédito pelo iti.

No lançamento, o iti trará também alguns benefícios, descontos e vantagens extras para estimular seus usuários. “Será sempre algo ao redor do mundo de pagamentos, mas com tendência de integração às jornadas de consumo”, adianta a executiva.

Mobishop

Lívia Chanes participará de painel sobre bancos digitais na abertura do Mobishop 2019, seminário sobre m-commerce, m-payment e m-banking organizado por Mobile Time, no dia 8 de outubro, no WTC, em São Paulo. Ela terá a companhia de executivos do Banco do Brasil, Bradesco (next), Banco Original, BS2 e Trigg. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.mobishop.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected]