A iti (Android, iOS), plataforma móvel de pagamentos e serviços financeiros do Itaú, agora está disponível a todos os usuários iOS e Android. Com o app, é possível realizar pagamentos de forma instantânea para pessoas físicas ou jurídicas, em mais de 4 mil cidades do Brasil. Vale lembrar que não é preciso ser cliente do banco para usar os serviços do aplicativo, que funciona também como carteira digital cadastrando cartões de crédito de outros emissores.

Lojistas, autônomos e empreendedores são pagos na hora com cobrança de taxa de apenas 1%. Os pagamentos podem ser feitos do smartphone, via QR Codes impressos em pontos de venda ou via máquinas de POS da Rede, que podem gerar o código em suas telas. Existem mais de 400 mil terminais habilitados no País.

Os usuários também podem transferir dinheiro entre si por meio de QR Code ou agenda de contatos do celular, usando o saldo na conta digital do aplicativo ou qualquer cartão de crédito cadastrado na plataforma do iti.

Testes

A fase beta, de testes do aplicativo, começou em julho deste ano. Em setembro, 50 mil pessoas baixaram o aplicativo de pagamentos e serviços financeiros. Atualmente, 100 mil pessoas estão cadastradas na plataforma do iti.

Para usar o app é preciso baixá-lo e preencher um cadastro. Não é preciso comprovar renda ou endereço. O usuário pode transferir dinheiro para a conta digital por meio de transferência ou pagando um boleto bancário. É possível também cadastrar um cartão de crédito na plataforma.

Entre as principais funcionalidades do app estão o pagamento por QR Code e a transferência para outros usuários pelos contatos do celular ou por cartão de crédito. Neste caso, o destinatário recebe na hora e quem transfere só paga na data de fatura do cartão. Há ainda o pagamento com cartão de crédito previamente inserido no iti.

Outro serviço oferecido é a cobrança a um cliente ou amigo pelo próprio aplicativo. Ao selecionar a opção “cobrar alguém” na tela inicial do app, basta escolher “cobrar via transferência” e digitar o valor devido. O devedor recebe uma notificação. Há também a opção “cobrar via código iti, por meio de QR Code.