[Matéria atualizada em 24/09/2021, às 14h14, para precisar cargo de Flavia do Rosario] O Waze possui cerca de 140 milhões de usuário no mundo. Desses, mais de 16 milhões são brasileiros, informou a empresa em uma conferência para a imprensa nesta quinta-feira, 23.

Na conversa, Flávia Rosário, Flavia Rosario, head de marketing para o Waze na América Latina e Europa, explicou também sobre como o Waze é atualizado constantemente por sua comunidade de voluntários. Essa comunidade é composta não apenas de funcionários e usuários do app, mas por pessoas que não apenas usufruem do app como contribuem para sua relevância, mantendo a plataforma sempre atualizada. São os editores de mapas, voluntários que gastam um tempo do seu dia para adicionar alterações que aconteceram nas vias públicas.

De acordo com a empresa, são 50 mil voluntários mensalmente ativos, incluindo editores de mapas, localizadores e testadores. O aplicativo de direção já contou com a colaboração de 500 mil editores de mapas da plataforma em sua existência e, atualmente, 10 mil voluntários ativos mensais são editores dos mapas, responsáveis por 18 milhões de edições todos os meses.

Cabe aos editores enriquecer o mapa desenvolvido pelo Waze. Eles inserem detalhes que ajudam a identificar o local, como a fachada de uma empresa, uma rotunda etc. Esses voluntários também atualizam os preços dos pedágios, fazem o mapeamento de trechos de cruzamento de rodovias e testam as novas soluções do app antes de serem disponibilizadas para todos. “Garantimos que antes de escalar um produto ele esteja correto e testado”, explica Rosario.

No Brasil, existem 850 editores mensais ativos. Desses, há 700 local champs (campeões locais, em português), ou seja, são pessoas responsáveis por coordenar e gerir a comunidade Waze do seu país. São responsáveis por esclarecer as questões mais complexas, cabendo-lhes frequentemente a decisão final nos debates.

Existe ainda os global champs, que fazem parte da “elite” dos editores e hoje conta com 150 em todo o mundo. São membros com a responsabilidade de gerir a comunidade do Waze em escala mundial, seguem as instruções gerais transmitidas pelos funcionários do aplicativo e coordenam os esforços locais ao nível do seu país para, assim, harmonizar as práticas de toda a comunidade internacional com a estratégia global do Waze.

No Brasil, são 16 local champs e sete brasileiros estão na comunidade global champs.

De acordo com Mike Machado, global champ brasileiro, a comunidade brasileira de editores é a segunda mais importante do Waze, ficando atrás dos EUA.

“No momento, estamos com um grupo de brasileiros ajudando a editar o mapa de Angola. Contribuímos em especial com países de língua portuguesa por ser mais fácil a comunicação”, explica Ribeiro sobre uma das funções do global champ.

“Qualquer pessoa pode ser editor de mapa. Um usuário pode entrar no site de edição de mapa, relatar o problema e sugerir uma mudança”, explica Rosario.

É importante reforçar que essas pessoas, independente da escala hierárquica entre editores e champs, não são funcionários da empresa, mas voluntários que ajudam o app a se manter atualizado. São eles que, geralmente, respondem o usuário sobre suas dúvidas ou sugestões. A partir do momento em que um usuário se torna editor, ele pode mexer no mapa e escalar na hierarquia, conforme for ajudando a manter os mapas atualizados.

Features brasileiras

Vale dizer que duas funcionalidades do app nasceram a partir da comunidade brasileira de editores. A primeira delas, criada primeiramente em São Paulo, foi o lembrete de usar os faróis em rodovias. Uma vez funcionando, a feature escalou dentro do Brasil e depois para o mundo.

A segunda foi a inserção de preços de pedágios de modo que o usuário pudesse calcular os custos das rotas a atualmente está presente em mais de 40 países.

Quem quiser se inscrever para ser editor de mapas do Waze deve clicar aqui.