Lady Gaga no Halftime Show de 2017 (crédito: Ben Liebenberg/NFL)

A Liga de Futebol Americano (NFL) confirmou nesta sexta-feira, 23, a substituição da Pepsi pela Apple como patrocinador do show do intervalo (Halftime Show, no original em inglês). O lendário show que acontece no primeiro tempo da final do torneio, sempre teve a Pepsi como seu principal nome, mas agora terá a plataforma de streaming Apple Music.

O Halftime Show é um dos principais eventos de mídia do esporte nos EUA. Durando apenas 15 minutos (em média), o último show da final de fevereiro de 2022 teve audiência de 120 milhões de espectadores em uma apresentação com seis estrelas do rap e hip-hop: Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige, 50 cent e Kendrick Lamar.

Em edições anteriores, o show do intervalo teve presenças de The Weeknd, Jennifer Lopez, Shakira, Beyoncé, Justin Timberlake, Lady Gaga, Katy Perry, Bruno Mars, Prince, Madonna, Michael Jackson, Diana Ross, Stevie Wonder, U2, The Rolling Stones, Bruce Springsteen e Paul McCartney.

Os valores não foram revelados.

Estratégia

Coincidência ou não, Dr. Dre é um dos fundadores da Beats, a marca de fone de ouvido que foi comprada pela Apple em 2014 por US$ 3,2 bilhões. A entrada do rapper e de seu sócio Jimmy Iovine na fabricante foi essencial para a criação do Apple Music e a entrada no show do intervalo pode ser um chamariz para atrair novos usuários e reter os atuais.

Além disso, Apple está em franca disputa com Amazon, Google e Disney pelos direitos de transmissão dos jogos de domingo via streaming. Atualmente, a Amazon detém um acordo para transmitir os jogos da quinta-feira por 11 anos a um valor de US$ 13 bilhões.