A empresa de transporte de Milão, a ATM, que cuida de ônibus, bondes e metrô na cidade italiana, tem uma plataforma bastante completa que integra a tecnologia de comunicação por proximidade NFC (Near Field Communication) e pagamento móvel: um único cartão permite que se use qualquer um dos meios de transporte públicos ou, ainda, que se alugue uma bicicleta ou um carro, ou que se estacione um veículo em estacionamentos ou na rua, usando parquímetro.

Essa é uma das vitrines de aplicação de celular com tecnologia NFC. A ATM trabalha em parceria com a Telecom Italia no desenvolvimento da solução que permite que o usuário do sistema pague o transporte com o telefone. “Hoje, Milão já é considerada como benchmark para soluções tecnológicas na Itália, pois atingimos um alto nível em aplicativos de gerenciamento de mobilidade”, diz Danilo Arosio, supervisor de desenvolvimento da ATM.

“Estamos buscando transformar Milão em uma Smart City”, completa Arosio. Para isso, os próximos passos são a melhoria da interoperabilidade para que o sistema fique disponível para outras operadoras, a incorporação de mais valor agregado, com opções de uso de bicicletas, carros e estacionamentos, bem como de micropagamentos, e a expansão do sistema para uso na Grande Milão. A cidade é sede esta semana do evento da GSM Association NFC & Mobile Money Summit.