Enquanto o mundo está com os olhos voltados para os lançamentos da Apple, a chinesa Xiaomi está dominando o mercado chinês. Definida como uma empresa de Internet móvel, ela fabrica smartphones Android, memória ROM, um set-top box e um aplicativo de mensagens. O mais novo celular top de linha da Xiaomi, o Mi-3, vendeu 100 mil unidades em apenas 86 segundos após seu lançamento.

Segundo a Flurry, que monitora dispositivos da marca para a análise de aplicativos, a Xiaomi está em crescimento desde seu primeiro lançamento de smartphone em 2011. A base de telefones instalados dela quadruplicou desde o terceiro trimestre do ano passado, e ela tem uma participação de mais de 6% no maior mercado de smartphones do mundo, a China.

Os chineses gostam do design e desempenho dos celulares da Xiaomi, mas parece que a estratégia de conteúdo da empresa é a maior responsável pelo seu crescimento, e ela vem focando em conteúdo móvel em um ecossistema mais próximo do usuário desde a sua entrada no mercado. A Flurry analisou as categorias de aplicativos mais usadas pelos usuários da Xiaomi. Os jogos dominam, mas um dado interessante é que esses consumidores passam mais tempo em aplicativos de mídia e entretenimento do que usuários Samsung ou Apple, como mostra a tabela abaixo. A categoria de mídia e entretenimento leva em conta conteúdo que seria consumido na TV ou na tela do cinema.

Porcentagem de tempo gasto em apps de entretenimento por usuários chineses de smartphones. Fonte: Flurry

No início do ano, a Flurry tinha feito uma pesquisa em que revelou que essa categoria de apps é a segunda que mais cresce, atrás apenas das redes sociais. Portanto, a jogada da Xiaomi foi inteligente e bem-sucedida. A empresa está presente atualmente na China, mas recentemente, contratou o ex-diretor de gerenciamento de produtos do Google, Hugo Barra, que deve cuidar da expansão da Xiaomi para outros mercados.