Os dispositivos móveis (smartphones e tablets) responderam por 23,3% do total de transações on-line realizadas entre julho e setembro por 3,5 mil empresas conectadas à plataforma de pagamentos da Adyen no mundo inteiro. Os resultados fazem parte do Índice de Pagamentos Móveis da Adyen no terceiro trimestre. Pelo tamanho e abrangência da amostra, é razoável deduzir que a proporção seja semelhante em outras plataformas de e-commerce.

A região que registra a maior participação de dispositivos móveis em pagamentos on-line é a Europa, com 24%. Um ano antes, o percentual móvel era de 17% nesse continente. O destaque europeu é o Reino Unido, mercado onde 41% das transações no terceiro trimestre na rede da Adyen foram móveis.

A América Latina, por sua vez, é a região onde o m-commerce tem a menor participação proporcional: 6%. Um ano antes era 4,2%. Na Ásia e na América do Norte a participação de dispositivos móveis foi de 17,6% e 16,7%, respectivamente, no terceiro trimestre. No mesmo período do ano passado os percentuais eram de 11% (Ásia) e 16,6% (América do Norte).

Sistemas operacionais

O iOS respondeu por 62% das transações móveis na rede da Adyen entre julho e setembro. No segundo trimestre, a participação do sistema operacional da Apple era maior: 69%. O iOS vem perdendo espaço para o Android, que subiu de 31% para 38% nesse intervalo.

O iOS ainda lidera em todos os continentes, até na América Latina, onde a penetraçãoa de iPhones e iPads é baixa. Aqui, o iOS respondeu por 3,3% do total de transações on-line entre julho e setembro, enquanto o Android ficou com 2,1%.

Contudo, o Android já tomou a dianteira em alguns países específicos, como Argentina, Espanha e Malásia, onde respondeu por 69%, 55% e 69% do m-commerce trafegado na plataforma da Adyen.

Smartphones, tablets e desktops

A participação dos smartphones no total de transações on-line subiu de 10% para 13%, aproximadamente, em um intervalo de um ano. Por outro lado, aquela dos tablets ficou praticamente estável, com aumento de 9% para 10%.

No que diz respeito ao tíquete médio, é interessante notar que os tablets estão à frente dos desktops quando se trata de bens digitais. O tíquete médio mundial, por tipo de aparelho nas compras de bens digitais no terceiro trimestre, foi o seguinte: celulares (23 euros), desktop (26 euros) e tablets (29 euros). Nas compras de bens físicos, os desktops lideram: celulares (68 euros), tablets (83 euros) e desktops (100 euros).