A disputa entre Apple e Samsung pelas patentes dos smartphones com telas arredondadas (ou telas infinitas como são conhecidas comercialmente) pode ganhar mais uma rodada nos tribunais. De acordo com o site especializado em contestação por marcas e patentes Foss Patents, a empresa sul-coreana entrou com um novo pedido de julgamento para rever uma decisão favorável à rival pelo uso das patentes dela. No último domingo, 22, a requisição foi aceita pela juíza Lucy Koh da Corte Distrital do Nordeste da Califórnia, a mesma que analisa os pedidos desde 2012. Caso o julgamento ocorra a justiça norte-americana deve decidir:

1. Apple tem direito à patente dos smartphones com tela infinita?
2. Samsung usou a patente de tela em seu portfólio Galaxy?
3. O valor da ação deverá ser baseado no total de vendas de dispositivos ou em apenas uma porcentagem do total? Vale frisar que na decisão da Suprema Corte, os ministros definiram que a cobrança em cima do valor total seria injusta.

O autor do Foss Patentes, Florian Muller, acredita que existe 30% de chance para haver um acordo entre as duas empresas fora do tribunal. Mesmo com muito dinheiro em jogo (a ação estaria valendo US$ 400 milhões), a Apple precisa abrir mão do jogo duro com a Samsung e se preparar para a disputa judicial com a Qualcomm. Muller crê que, se o acordo existir, o valor da multa à corporação dos smartphones Galaxy seria menos da metade dos US$ 400 milhões.