Caminhar pode ser lucrativo, especialmente se você utilizar o aplicativo Bitwalking (Android, iOS). Poderia ser apenas mais um app de bem-estar que conta os passos do seu usuário através dos sensores do smartphone se não fosse uma novidade que chama a atenção: ele converte a caminhada em dinheiro. Isso mesmo: a cada 10 mil passos o usuário recebe 1 Dólar de Bitwalking (BW$), uma moeda virtual criada pelo aplicativo, como um bitcoin, que pode ser usada online ou convertida em dólares de verdade – a taxa de conversão ainda não foi divulgada. O dinheiro gerado fica guardado em uma carteira virtual dentro do app e não expira. Há uma loja dentro do app com produtos precificados em BW$ e a start-up por trás do projeto está fechando parcerias para que terceiros também aceitem a moeda. Além disso, é possível trocar BW$ livremente com outros usuários do Bitwalking. Por enquanto o app está disponível somente via convite em seu site.

O foco do Bitwalking são mercados emergentes, onde muita gente tem smartphone mas não tem carro e ainda não tem o costume de fazer compras digitais. "Bitwalking empodera cada indivíduo convertendo seus passos em moeda digital. Um passo tem o mesmo valor para todo mundo, não importa quem você for ou onde estiver. O que importa é quanto você anda", diz o site do projeto. E continua: "A maioria das pessoas não são capazes de gerar ou se beneficiar de moedas digitais, e grande parte da população em países emergentes ainda está desbancarizada. Nós estamos convidando todo mundo a dar o próximo passo."

Segundo sites internacionais, o app será lançado inicialmente em mercados emergentes, principalmente na África, e já despertou o interesse de fundos de investimento japoneses.