Com o avanço da tecnologia dia após dia, muitas empresas buscam incessantemente formas de melhorar as oportunidades de vendas no varejo. Para isso, existem diversas ferramentas e passo a passo que podem ajudar nessa tarefa.

Porém, se você ainda não conhece algumas soluções ou tem dúvidas sobre como ela pode ajudar, listo cinco passos para otimizar as oportunidades de vendas no seu varejo:

1º passo: identificação de clientes

O primeiro passo é identificar quem são os seus clientes para direcionar as estratégias da melhor forma. Encontrar o parceiro ideal, com a melhor ferramenta, para que todos os dados capturados sejam otimizados e organizados no sistema, também é importante no processo.

No entanto, com esse parceiro, a empresa deverá ter acesso a informações estruturadas que ajudarão a criar estratégias mais adequadas para melhorar o relacionamento com os clientes e ampliar as oportunidades de vendas.

2º passo: análise de comportamento

Um dos segredos para ter melhores resultados no varejo é saber personalizar campanhas. Portanto, é preciso entender o comportamento do consumidor e utilizar um CRM para varejo.

O CRM para varejo ajuda na clusterização, ou seja, separa os clientes em diferentes categorias, considerando a frequência de compras e os períodos em que elas acontecem. Além disso, todos os dados ficam preparados para aplicar ferramentas de inteligência.

3º passo: sugestão de ofertas

A partir da identificação de clientes e da análise de comportamentos, o terceiro passo consiste em sugerir ofertas. Um exemplo são os Cashback On US, ou seja, dinheiro de volta para usar no seu estabelecimento em novas compras.

Desta forma, há mais chances de conseguir enviar ofertas personalizadas, considerando o comportamento e interesses de cada cliente.

4º passo: comunicação em canais

Para conseguir enviar ofertas e manter um relacionamento próximo ao cliente, que permita ampliar as oportunidades de vendas, é preciso ter canais de comunicação disponíveis, como:

  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • SMS.

A sua ferramenta também deve acompanhar as comunicações enviadas para identificar o retorno obtido com a estratégia. Assim, há chances de encontrar pontos de melhorias, para que as campanhas sejam cada vez mais efetivas.

5º passo: pagamento simplificado

O último passo para aproveitar uma oportunidade de venda se relaciona ao pagamento: quais são os meios aceitos no seu estabelecimento? Quanto maior as opções de pagamentos disponíveis para o seu cliente, mais pessoas você pode atrair.

Seguindo esses passos, é possível ter acesso a um sistema robusto e dados que ajudarão na tomada de decisão, além de otimizar os resultados obtidos.